A IMPORTÂNCIA DA MUDANÇA DE DECÚBITO EM IDOSOS!

Prestar assistência aos pacientes em home Care envolve uma série de cuidados multidisciplinares, não só para o tratamento dos pacientes, como também visando melhorar o bem-estar como um todo. A lesões por pressão, também conhecidas como úlceras ou escaras, podem se tornar um problema sério e impactar na recuperação.
Caso os cuidados necessários não sejam tomados, com o passar do tempo, o paciente começa a apresentar quadros de atrofia e lesão muscular, o que favorece o surgimento de lesões por pressão. Além de reduzir os riscos de agravos como infecções, a prevenção evita impactos emocionais, bem como reduz o tempo de tratamento.
É importante ressaltar que uma das medidas essenciais para evitar o problema é realizar a mudança de decúbito de forma adequada. A recomendação geral é que essa alteração aconteça a cada 2 horas.
Ao se realizar a mudança de decúbito, há uma descompressão dos vasos e retorno da circulação sanguínea, mantendo o tecido saudável e impedindo a abertura de lesões. Essa prática é considerada de baixa complexidade, podendo ser realizada pelo cuidador e/ou técnico de enfermagem, a partir da instrução do enfermeiro.
Sendo assim, o cuidado de enfermagem tem como objetivo ações que possam compreender as necessidades, como por exemplo, a prevenção das úlceras por pressão.

  • Decúbito dorsal: Também chamada de decúbito supino, e mais comum na rotina de uma equipe médica, ela é constituída pelo posicionamento do paciente com a barriga voltada para cima, sendo a mais comum na rotina de uma equipe médica. Ela possibilita maior conforto ao enfermo, considerando que as costas e membros ficam em repouso durante o procedimento, e sua cabeça fica, levemente, elevada.
  • Decúbito ventral: Ao contrário da posição de decúbito supina, a posição denominada ventral, coloca o paciente com a barriga voltada para baixo. Desse modo, é possível reduzir as chances de baixa concentração de oxigênio no sangue, ou hipoxemia, em pacientes com síndrome do desconforto respiratório aguda, que passa por processo de ventilação mecânica.
  • Decúbito lateral (esquerdo ou direito): Nesta posição de decúbito, coloca-se o paciente deitado sobre a lateral esquerda ou direita do corpo, com a perna que está do lado de cima levemente flexionada. Este procedimento, é ideal para facilitar a coleta de exames e aumentar o conforto do paciente, aliviando a pressão nas costas e amenizando o surgimento de escaras nessa região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Fale Conosco Agora Mesmo!